1. Concepção do Curso
A tecnologia da informação está cada vez mais presente em todos os aspectos do dia a dia das empresas, governos e cidadãos, praticamente todas as transações comerciais, financeiras e fiscais passam por algum tipo de sistema informatizado.
As empresas têm na Internet uma vitrine para se expor a todo o mundo, um meio eficiente, barato, de grande impacto, mas que traz associado a ele o risco de ter devassado seus dados mais confidenciais, com prejuízos irreparáveis à imagem e aos negócios da organização.
Este curso se reveste de fundamental importância para atender a demanda crescente de capacitação profissional do mercado regional, visando estudar e abordar as principais técnicas para gestão de tecnologia da informação presentes no mercado, possibilitando aos profissionais uma imersão em novas tecnologias e metodologias para gerir uma empresa.
2. Objetivos
- Prover conhecimentos e competências em nível de gerência na área de Tecnologia da Informação (TI), incluindo formação especializada em Gestão e Governança, para o melhor desempenho profissional na área de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação.
- Qualificar profissionais para a solução de problemas atuais em empresas e instituições, projetando e gerenciando soluções de TI de diferentes tipos e propósitos.
- Criar situações que possibilitem o trabalho cooperativo, em equipes multidisciplinares, a partir do conceito de interatividade.
3. Público-Alvo
Profissionais com diploma de graduação em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Administração de Empresas, Economia ou Engenharia, ou que possuam experiência profissional na área de TI ou em outra área correlata como Finanças, Produção e Operações e Vendas, em empresas tradicionais de médio e grande porte de vários setores (público, financeiro, manufatura, varejo, distribuição e serviços), além de distribuidores e fornecedores de empresas de soluções de TI.
4. Disciplinas/Módulos
01 |
Estruturas Organizacionais e Estratégia Competitiva |
02 |
Governança Corporativa de TI |
03 |
Gestão de Plataformas Digitais, Analytics e SEO Marketing, Mídia Digital |
04 |
Didática do Ensino Superior |
05 |
Business Inteligence e Sistemas Integrados |
06 |
Segurança da Informação e Gestão de Riscos |
07 |
Planejamento Estratégico de TI |
08 |
Legislação de TI e Gestão de Contratos |
09 |
Gestão dos Níveis de Serviço |
10 |
Gestão de Pessoas e Colaboração |
11 |
Gestão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação |
12 |
Gestão de Inovação |
13 |
Big data e Inteligência Artificial |
14 |
Gestão da Qualidade e Processos com metodologias ágeis – Scrum |
15 |
Gerenciamento de Projetos (PMBoK) |
16 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
17 |
Modelo de Governança (COBIT) |
18 |
Modelo ITIL |
19 |
Empreendedorismo em TI. |
|
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso |