Objetivo
Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde, priorizando dois enfoques – clínico e institucional - possibilitando ao aluno desenvolver a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica que o possibilite utilizar tanto no espaço institucional quanto no clínico e atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais.
Público-alvo
O curso destina-se a profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior.
Módulos/Disciplinas
- Introdução a Psicopedagogia: Desenvolvimento Humano e o Processo de Aprendizagem
- Psicopedagogia no Contexto Escolar
- Oficinas Psicopedagógicas: Estratégias de Formação e a Expressão Lúdico-Criativa no Trabalho Psicopedagógico
- Intervenção Psicopedagógica por Meio do Jogo Simbólico de Construção, de Regras e Cooperativo
- Didática do Ensino Superior
- Metodologia da Pesquisa Científica I
- Educação e Avaliação das Necessidades Especiais: Transtornos, Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem
- Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático
- Psicopedagogia Institucional
- Psicopedagogia: Aspectos Psiconeurológicos
- Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade
- Psicopedagogia: Aspectos Fonoaudiológicos
- Linguagem, Produção de Texto e Dislexia
- Diagnóstico (Comunidade, Escola e Família) e Intervenção por Meio de Grupos Operativos
- Psicopedagogia Hospitalar
- Metodologia da Pesquisa Científica II
- Estágio I
- Psicopedagogia Clínica: Fundamentos do Diagnóstico
- Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
- Estágio II
Trabalho de Conclusão do Curso