1. Justificativa
A relação de consumo consiste em uma das relações mais antigas da existência humana e em 1.990 com o advento do Código de Defesa do Consumidor, tem-se o surgimento de um marco normativo para regular estas relações, assegurando direitos e deveres que buscam efetivar a harmonia e o equilíbrio dessas relações de desiguais. Não obstante, com o desenvolvimento e, também, a complexidade dos hábitos e consumos na atualidade, às novas práticas comerciais e publicitárias (como o comércio eletrônico e o superendividamento do consumidor), faz-se necessário uma análise sobre as temáticas atinentes à regulação das relações de consumo.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
O curso de Especialização em Direito do Consumidor tem por objetivo ampliar e desenvolver conhecimentos na área das relações de consumo e em seus aspectos interdisciplinares, com vistas a viabilizar formas de harmonizar e compatibilizar os interesses dos sujeitos desta relação.
2.2 Objetivos Específicos
3. Público-Alvo
Busca-se promover a atualização do conhecimento dos profissionais da área jurídica que atuam ou possam atuar como defensores de direitos dos consumidores ou dos fornecedores, ou ainda, daqueles que atuam em órgãos públicos ou privados que promovam a regulação do mercado e a defesa dos consumidores, administrativamente ou em juízo.
4. Coordenação
4.1. Nome: Gabriela Cristina Bezen
4.2. Instituição Formadora: Faculdade Sinop
4.3. Área de Conhecimento: Direito
4.4. Endereço: Magda Cassia Pissinati, 69
4.5. Fones: (066) 3517-1320
4.6. E-mail: pos@fasipe.com.br
5. Carga Horária
Carga horária disciplinas/módulos: 360 h/a
Carga horária trabalho de conclusão de curso: 40 h/a
Carga horária total: 400 h/a
6. Matriz Curricular
20 h |
DIREITO DO CONSUMIDOR E DIREITOS FUNDAMENTAIS |
40 h |
DIREITO DO CONSUMIDOR E INTERNET |
20 h |
A RELAÇÃO DE CONSUMO E OS ELEMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR |
20 h |
PROTEÇÃO ADMINISTRATIVA E PENAL DO CONSUMIDOR |
20 h |
DIREITO DO CONSUMIDOR E DIRETO AMBIENTAL |
40 h |
PROTEÇÃO CONTRATUAL DO CONSUMIDOR E ESPÉCIES DE CONTRATO DE CONSUMO |
20 h |
GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE CONSUMO |
40 h |
PRÁTICAS COMERCIAIS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO |
20 h |
PRÁTICAS ABUSIVAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO |
20 h |
RESPONSABILIDADE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO |
20 h |
TUTELA INDIVIDUALE COLETIVA DO CONSUMIDOR |
20 h |
VÍCIO E FATO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA |
40 h |
SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR |
20 h |
BANCO DE DADOS |
20 h |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR |
40 h |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA |
7. Corpo Docente
Profa. Me. Gabriela Cristina Bezen
Profa. Me. Elisangela Marcari
Prof. Me. Gabriel Aparecido Anízio Caldas
Prof. Me. Norton Maldonado Dias
Prof. Esp. Rodrigo Palomares Maiolino de Mendonça
Prof. Me. Thiago Rebellato Zorzeto
Profa. Esp. Gisela Simona Viana de Souza
Prof. Me. Cristiano Peixoto Duarte